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quinta-feira, 21 de março de 2013

ALINHAMNETO E BALANCEAMENTO GARANTEM A SEGURANÇA


Aros amassados, raios frouxos, desgaste prematuro dos rolamentos do cubo da roda e até uma queda da motocicleta são fatores que causam o desalinhamento das rodas.

Este desalinhamento gera vibrações desagradáveis no guidão, desgaste prematuro nos pneus, dificuldades em fazer curvas. Estes fatores juntos (ou separados), dificultam muito a pilotagem e podem causar um terrível acidente.

Para evitar estas situações é de extrema importância que você faça as revisões preventivas e mantenha a moto sempre balanceada e alinhada, sendo que o alinhamento e balanceamento das rodas devem ser feitos principalmente na hora da troca do pneu ou quando algum dano for constatado.

O motociclista brasileiro precisa criar o hábito de verificar semanalmente o estado das rodas e pneus. “Qualquer anomalia" como, por exemplo, um amassado no aro ou raios com tensões diferentes ou quebrados, podem comprometer a dirigibilidade e, consequentemente, a segurança do piloto.


Este trabalho de alinhamento não precisa ser feito pontualmente, a cada três meses, por exemplo. Isso vai da sensibilidade do motociclista, que deve buscar sempre uma pilotagem mais confortável e segura. Um simples teste visual nos aros, raios e pneus podem evitar muitos problemas. Em resumo, o piloto tem que ter mais cuidado com a sua moto. E não esquecer também de calibrar o pneu semanalmente”, moto em perfeito estado oferece maior rendimento quilométrico do pneu e um menor consumo de combustível.


Já o balanceamento das rodas é feito principalmente em rodas de liga leve usadas em motos acima de 600cc, que calçam em sua grande maioria pneus radiais. Hoje, há dois tipos de balanceamento para as rodas de liga leve: o estático, feito manualmente; e o dinâmico, realizado por uma máquina computadorizada, muito semelhante às utilizadas nas oficinas especializadas em carros. Porém, a operação estática é ainda a mais popular, sendo utilizada inclusive no Mundial de MotoGP. Isso em função de sua maior sensibilidade.


Fonte: Infomoto
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