Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SISTEMA DE ARREFECIMENTO - CUIDE BEM DELE

Sistema de arrefecimento

Situação
Em revisão, foi substituído todo o líquido do sistema de arrefecimento utilizando fluído concentrado na proporção 1:1.
Motor começou a superaquecer; a água expelida pelo suspiro, em média 300ml; ventoinha acionada após a ebulição da água.
 
1º Procedimento
Verificado e extraído todo o ar contido no sistema de arrefecimento e completado o nível da água, mas ainda assim a situação persiste.
 
2º Procedimento
Verificado o reservatório do líquido de arrefecimento e completado o nível. Observado que não haviam obstruções bem como não havia qualquer pressão decorrente do superaquecimento do motor.
 
3º Procedimento
Retirada da válvula termostática seguindo orientação do mecânico e completado o nível. Empós, observado que a situação persiste, porém a quantidade de água expelida pelo suspiro foi menor.
 
4º Procedimento
Substituída a tampa do radiador por outra tampa nova e original e completado o nível. A situação foi sanada.
 
Diante do ocorrido, buscamos encontrar a razão e suas justificativas, e para isso realizamos pesquisas na Internet onde encontramos vasto material esclarecedor, inclusive pondo por terra o mito acerca da válvula termostática tão disseminado pelos que se intitulam mecânicos.
Sendo assim, segue a condensação do que apuramos:
 
Válvula termostática
 
 
 
O principal trabalho da válvula termostática é permitir que o motor chegue rapidamente à temperatura ideal e então mantê-la constante. Ele faz isto regulando a quantidade de água que atravessa o radiador. Em temperaturas baixas, essa passagem é completamente bloqueada, forçando todo o líquido arrefecedor contido no motor a circular somente dentro dele, com o que ele se aquece rapidamente.
 
Uma vez que a temperatura do líquido atinja de 80° C a 90° C, a válvula termostática começa a abrir, permitindo que o líquido seja enviado para o radiador.  Quando o líquido chega a 93~103° C, a válvula está totalmente aberta.
 
Caso a combinação de baixa temperatura ambiente e pouca ou nenhuma utilização de potência faça o líquido arrefecedor esfriar demais, a válvula termostática se fecha, mantendo o motor em temperatura normal.
 
Observação: A válvula termostática não mantêm a temperatura constante no sistema pois só pode controlar a temperatura mínima, não tendo influência nenhuma sobre o controle da máxima temperatura, sendo assim ele não tem função termostática, logo o correto é chama-la de termostato.
 
 
 
Testes rápidos
Com o motor ligado a mangueira que entra na parte superior do radiador não esquenta e só a inferior esquenta, assim que o motor atinge a temperatura de 90 ou 100 graus a ventoinha é acionada e a mangueira superior esquenta, significa que o válvula está fazendo a troca, ou seja, está funcionando, porém, se ao funcionar o motor as duas mangueiras esquentarem o indício é de que a válvula travou aberta e se a mangueira não esquentar após a ventoinha ser acionada ela travou fechada.
 
Um outro teste é retirar a válvula e submergi-la em água dentro de um recipicente (panela mesmo) e levar ao fogão. Coloque um termômetro de preferência industrial, pois o caseiro é limitado a 42ºC , e fique observando a válvula. Nessa observação você verá se a válvula abre e a que temperatura abre.
 
RETIRADA DO TERMOSTATO
 
Muitos leigos, induzidos por sabichões, muitos mecânicos, inclusive Concessionárias Autorizadas, retiram a válvula  e/ou recomendam que o proprietário da Motocicleta o faça. Na sua sandice, esses leigos, sabichões ou mecânicos alegam que nosso País é de clima tropical; que a válvula termostática foi criada para o clima frio do sul; que a origem das Motocicletas é de países de clima frio – Europa e Ásia; que a retirada da válvula melhora a refrigeração do motor; e mais uma série de baboseiras.
 
“A desculpa que alguns mecânicos e até leigos dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira. Como eu já disse antes, a válvula se abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta trocá-la. – William Oliveira”
 
CONCLUSÃO DEFINITIVA:  NÃO SE RETIRA O TERMOSTATO
 
O termostato é um item importantíssimo para a vida útil do motor. O controle de temperatura no sistema de arrefecimento é realizado através da válvula, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento. Com a válvula fechada o motor atinge rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento circula somente no motor, pois a válvula está fechando a passagem que vem do radiador. Com o aquecimento do motor, a válvula abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e fecha a passagem do circuito do motor.

Utilizado para:
Proporcionar um aquecimento rápido ao motor (o Termostato fica fechado quando o motor está frio).
Após a abertura do Termostato, manter o motor trabalhando dentro dos limites de temperatura a que foi projetado.
 
Vantagens:
Evitar atrito e prolongar a vida útil do motor.
Atingir o máximo de torque e potência.
Evitar excesso de consumo de combustível.
Evitar maiores índices de poluentes.
 
Muita gente tem o PÉSSIMO HÁBITO E TAMBÉM POR FALTA DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS retirar esta válvula da moto com o argumento de que a válvula faz ferver o motor... Pura mentira! O que faz ferver a moto são os péssimos donos que não gostam de fazer manutenções preventivas e andam com a moto até quebrar.
 
Sem o uso do termostato você submete seu motor a duas situações que nunca o motor pode passar que são elas:
 
1 - Sem válvula (em aceleração constante): em aceleração constante a água estará circulando livremente entre o motor e o radiador, isso faz realmente com que a temperatura não suba, MAS A DEIXA BAIXA DEMAIS, FORA DA TEMPERATURA DE FUNCIONAMENTO E TEMPERATURA DE DILATAÇÃO, o que faz com que o motor trabalhe em temperaturas baixas ocasionando o desgaste prematuro do motor e consumo elevado, pois a gasolina não se vaporiza adequadamente, fazendo com que haja disperdício e queima irregular.
 
2 - Sem válvula (em baixa velocidade): Vamos citar o trânsito caótico de São Paulo, horário de pico, você com sua Motocicleta sem a válvula... sem ter como acelerar a moto pra gerar circulação e dissipação, a água que está dentro do motor e radiador começarão a esquentar a ponto de que você será obrigado a parar, isso porque como a água circula sem parar e não somente dentro do motor, o radiador não terá tempo para dissipar ( refrigerar ) a temperatura devido a água mal entrar no radiador e já ir pro motor, fazendo  com que a moto sobreaqueça e queime a junta do cabeçote e consequentemente empenando o cabeçote.

Portanto, se algum mecânico te disser pra não usar... já sabe, troque de mecânico e escolha um que trabalhe respeitando o projeto da sua Motocicleta.

Então, seja no Pólo Sul, no Pólo Norte, no Alasca, no deserto do Atacama ou Saara, a válvula termostática é indispensável. As competições estão aí para provar isso, o Rally Dakar, por exemplo.
 
VÁLVULA TERMOELÉTRICA ou CEBOLÃO
 
 
O papel desse não menos importante item do sistema de arrefecimento é “medir” a temperatura do líquido de arrefecimento e no momento certo acionar a ventoinha.
 
Pelo fato de ser um componente metálico e ficar em contato permanente com a água, que por muitas vezes não é a desmineralizada, acaba acontecendo uma corrosão.
 
Com o acumulo de sujeira no sistema, ou mesmo a falta dos fluidos necessários, a leitura da temperatura pode ficar comprometida.
 
Outro fator que maquia a situação se superaquecimento é o acúmulo de ar no sistema de arrefecimento ou baixo nível do liquido de arrefecimento, pois essa válvula necessita estar em contato direto com a água, do contrário ele não funciona, ou melhor, não aciona a ventoinha.
 
Teste rápido
Estando tudo o sistema ok, mas ainda assim a ventoinha não é acionada, retire os dois fios da válvula e conecte um no outro. Funcione o motor e aguarde o tempo necessário que a ventoinha deveria ser acionada. Se a ventoinha não funcionar, o defeito certamente será nela, mas se funcionar substitua a válvula – antes tenha a plena certeza de que o sistema de arrefecimento está devidamente abastecido e livre de ar.
 
TAMPA DO RADIADOR
 
 
A tampa do radiador tem vida útil e ela, além de vedar o radiador para evitar que a água borbulhante seja expelida regularmente, ela mantém a pressão necessária ao bom funcionamento do sistema de arrefecimento.
 
A sua mecânica de funcionamento se assemelha à mecânica do termostato. Então, sob muita pressão, para evitar danos ao radiador e demais componentes, a válvula disposta na tampa do radiador funciona para “aliviar” a pressão, fazendo com que a pressão seja direcionada ao reservatório do líquido de arrefecimento e esse, por vez, libera para o suspiro ao mesmo tempo em que, por sucção, “injeta” o líquido reservado ao complemento do nível do radiador.
 
NÃO SE COMPLETA O NÍVEL DO RADIADOR RETIRANDO A TAMPA E SIM ATRAVÉS DO RESERVATÓRIO.
 
LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
 
A troca do líquido de arrefecimento do motor é um procedimento fundamental para manter a temperatura certa do motor em todas as condições de uso e evitar a corrosão do sistema, o ressecamento prematuro de mangueiras e vedações, e outros sérios danos ao conjunto.
 
Um sistema de arrefecimento funcionando corretamente, na temperatura ideal, só traz benefícios ao motor, que ganha em durabilidade, economia de combustível e desempenho e, conseqüentemente, tem menor nível de emissões. Por isso, a troca do fluido de arrefecimento, uma mistura de água e aditivos específicos, é de extrema importância no check list da manutenção preventiva de um veículo.
 
A função do aditivo de arrefecimento é transformar a água num fluido adequado ao bom funcionamento e proteção do sistema de arrefecimento do motor de combustão interna.
 
"O líquido faz a troca de calor, ganhando calor quando passa pelo motor e perdendo ao passar no radiador", explica Fernando Landulfo, instrutor do SENAI - Vila Leopoldina.
 
O técnico da Bardahl recomenda que a troca seja feita sempre no período indicado pelo fabricante, conforme os manuais, que indicam a primeira troca em torno dos 30 mil km ou 1 ano de uso, podendo chegar a até 120 mil km ou 5 anos, de acordo com o tipo de aditivo.
 
"Recomendamos verificar, na hora da compra, se o fluido é concentrado (deve ser misturado com água antes de ser colocado no veículo) ou diluído (pronto para uso). A concentração do líquido (tanto de água, quanto de coolant) deve seguir a recomendação do fabricante. Existem produtos de limpeza que podem ser usados antes da troca e que vão desprender possíveis sujeiras e crostas em partes do sistema", completa Arley.
 
"Se o prazo for ultrapassado o motor pode apresentar corrosão, impregnação, diminuição do ponto de ebulição do fluido e ressecamento prematuro de mangueiras e vedações", acrescenta Landulfo.
 
PROPORÇÃO DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
 
Se o produto que você adquiriu for concentrado, então é seguir a orientação do fabricante, que via de regra é 1:1. Porém se o produto adquirido já for mixado, ou seja, pronto para uso, não há o que diluir com água, é só colocar no radiador.
 
ÁGUA
 
Se o sistema necessita de água desmineralizada, por que então colocar água mineral? Isso não existe, ou você coloca água desmineralizada (difícil de encontrar) ou água destilada, do contrário pode usar, sem sobressaltos, água filtrada que para o sistema é melhor do que a água mineral.
 
Água da torneira, não. De acordo com Graziano, o técnico não deve usar água de torneira para adicionar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões nas partes. Entre a gama de produtos oferecidos, existe a água que passa por um minucioso processo de purificação, no qual é retirada de poços artesianos e vai diretamente para um equipamento de desmineralização por osmose reversa, de onde sairá pronta pra uso.
 
Outra boa opção para não cair em armadilhas na hora de trocar o líquido do sistema é usar os produtos dois em um (encontrados em lojas de autopeças), ou seja, aqueles em que a mistura do aditivo com a água já vem pronta, eliminando assim o risco de realizar a combinação em proporções erradas.
 
Bem, não estamos aqui para fazer propagandas nem marketing, mas por experiência ao longo da minha vida, sem dúvidas o Paraflu, que agora tem o rótulo Petronas, sem dúvidas é o melhor de todos e já vem pronto para usar.
 
Se ainda assim, se tudo quanto exposto aqui deixar dúvidas, clique aqui e assista o vídeo esclarecedor.
 
Autor: Luís Carlos Dantas de Carvalho – Sistema de arrefecimento – Julho/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário