Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

ABS OU CBS OBRIGATÓRIOS PARA MOTOS

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (9/12), resolução 509 que determina o uso de sistemas de auxílio de freios com ABS ou combinados (CBS) para motocicletas montadas a partir de 2016. Naquele ano, 10% dos novos veículos devem ter obrigatoriamente um dos sistemas ou novas tecnologias criadas até chegar a 100% de todos os novos modelos em 2019.
Motos menores que 300cc devem receber ou ABS ou CBS. Para os modelos acima de 300cc será obrigatório o uso do ABS. Hoje, motos de alta cilindrada já possuem o sistema ou de série ou como opcional.
Estão foram da nova norma motos off-road, artesanais, militares, artesanais ou cicloelétricos com potência até 4 kW e que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h.

A resolução não cita em nenhum momento se o valor das motos deve ou não ser alterado com a instalação dos sistemas. Hoje, seja de fábrica ou opcional, o ABS ou CBS torna o modelo sempre mais caro.
As datas da resolução 509 do Contran:
- a partir de 1º de janeiro de 2016: 10% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou importação.

Abraciclo
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), divulgou nota informando que “considera a publicação da Resolução CONTRAN 509/2014 uma conquista para o Setor de Duas Rodas, que passa a ter padrões de segurança de frenagem comparados aos europeus.”
“Isso ocorre num momento em que a indústria de motocicletas tem se mostrado cada vez mais empenhada em oferecer novos itens de segurança aos motociclistas. Com essa Resolução, o Brasil passa a ocupar posição de destaque na América Latina em relação à segurança em duas rodas”, declara José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.
Clique AQUI para a resolução em PDF

Nenhum comentário :

Postar um comentário