Pesquisar Neste Blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

UBATUBA - SP



Ubatuba é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. Com mais de 80% do território municipal localizado em área de preservação no Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba é cercada pela Serra do Mar e sua exuberante Mata Atlântica. Em Ubatuba há mais de 100 praias e diversas cachoeiras, todas de uma beleza incrível, a Mata Atlântica, o artesanato indígena, a comida caiçara, as pessoas e as ondas.

História
Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região. Eram excelentes canoeiros e viviam em paz com os índios do planalto, até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios com o intuito de colonização. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig, passando para categoria de Vila somente em 1554.

Os portugueses mantinham relações de amizade com os Tupiniquins. Os Tupinambás, sob o comando de Cunhambebe, fizeram a aliança conhecida por “Confederação dos Tamoios” e junto a outras tribos de Bertioga a Cabo Frio passaram a lutar contra o domínio lusitano.

Para evitar o conflito, os portugueses convocaram em 1563 uma dupla de negociadores, os Jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega que foi responsável para concluir o Tratado da Paz.
Em 1787, o presidente da Província de São Paulo, decretou que todas as embarcações do litoral seriam obrigadas a se dirigir ao porto de Santos. A partir dessa pressão do governo, Ubatuba entra em franca decadência e muitos produtores abandonaram os canaviais. 
A situação só melhorou a partir de 1808 com a abertura dos portos. O comércio ganha impulso inicialmente com o cultivo do café no próprio município e expande para todo o Vale do Paraíba e Ubatuba passa a ser o grande porto exportador.

Em 1932 inicia-se um novo desenvolvimento econômico: o turismo, quando se tornou a maior fonte de renda do município.


PONTOS TURÍSTICOS
 Praça do Cruzeiro

Local histórico onde nos primórdios da colonização aconteceram importantes eventos relacionados com a ocupação e domínio do território pátrio. Na Praça do Cruzeiro, onde no passado colonial existia a Aldeia do Iperoig, em torno da qual nasceu e desenvolveu-se Ubatuba, foi assinado o histórico Tratado de Paz de Iperoig. Para perpetuar o acontecimento de grande importância histórica para o domínio português do Brasil foi erguida uma cruz simbolizando a Paz de Iperoig, mais tarde substituída por uma cruz de concreto.

Praça da Baleia
Esta baleia encalhou morta na Praia Grande de Ubatuba em Outubro de 2000. Seus ossos foram retirados pela Prefeitura Municipal e em 2010 foi montada na Praça que antes recebia o nome de Praça Santos Drummond e passou a se chamar Praça da Baleia desde então.

Aquário

O Aquário de Ubatuba é um empreendimento privado, fundado em fevereiro de 1996 por um grupo de oceanólogos. Desde sua inauguração, já recebeu milhares de pessoas, que puderam absorver conhecimentos e serem sensibilizadas acerca da importância da conservação do meio ambiente marinho e da riqueza de sua biodiversidade.

Projeto TAMAR

Inaugurada em 1991, Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte. Ubatuba conta com um dos mais completos Centros de Visitantes. Fica no espaço da base, ocupando uma área de 2500 m2.

PRAIAS


As praias de Ubatuba pertencem ao litoral norte de São Paulo, começam a partir da divisa com Caraguatatuba há 198 km da capital e terminam ao norte na divisa com Parati-RJ há 271 km da capital de São Paulo.

Como o clima é úmido e tropical, há largas temporadas de chuva. Afinal, não é difícil ouvir o apelido Ubachuva. Outubro é um excelente mês, pois faz calor e tem pouca chuva, porém, nos meses mais quentes como Janeiro e Fevereiro, chove muito normalmente nas praias de Ubatuba.


Algumas das principais praias:

Praia de Maranduba
Praia da Sununga
Praia Grande

Praia das Toninhas
Praia da Almada
Praia da Enseada

Nenhum comentário :

Postar um comentário