Pesquisar Neste Blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Capitólio, MG - Minas Gerais tem Mar ?

Quem disse que em Minas não tem mar? Em Capitólio, a represa de Furnas brindou a região com gigantescos lagos de água verde-esmeralda - uma verdadeira praia para quem está a 600 quilômetros do litoral.
O cenário é emoldurado, ainda, por cânions que chegam a 20 metros de altura, além de grutas e cachoeiras - a da Lagoa Azul é o cartão-postal. Para apreciar o conjunto, a melhor opção é fazer um passeio típico de um balneário: à bordo de lancha ou chalana. 

Mas nem só de passeios aquáticos é feita Capitólio. Os fãs dos esportes também encontram bons programas por lá. Na Trilha do Sol, um espaço de aventuras, é possível praticar rapel e escalada, além de trekkings que conduzem às quedas do Grito e do Poço Dourado entre outras cachoeiras, perfeitas para banhos.
Para apreciar o visual do alto, vale subir até o Morro do Chapéu, a 1.293 metros de altitude. O mirante descortina o Lago de Furnas e os municípios ao redor.

Com tanta água, não é de se estranhar que a especialidade gastronômica da região sejam pratos à base de peixe. 

As traíras e tilápias são preparadas até como churrasco. O tradicional frango caipira também faz sucesso, afinal, Capitólio "tem mar", mas ainda fica em Minas!

Significado do Nome CAPITÓLIO

A palavra Capitólio vem do Latim, “Capitolium”, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical “capitis, caput” que significa cabeça, topo. O nome da cidade de Capitólio, segundo o Monsenhor Mário da Silveira, primeiro vigário de Capitólio, foi sugerida pelo bacharelando em direito, senhor Abel de Moraes Bello (filho do Cel. Lourenço Bello), “como uma forma modernizada de relembrar as grandezas de Roma e eternizar os Cabeças, e, ao que se conta, as cabeças dos antigos Franciscos”. Pois os Franciscos eram os principais lideres (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes.

Serra da Canastra, nascente do São Francisco
Um dos mais importantes parques brasileiros, o Parque Nacional da Serra da Canastra, com uma área efetivada de 71.525 hectares, protege um cenário de rara beleza onde há a transição da “borda da Mata Atlântica” e “inicio do Cerrado”. Com o relevo acidentado e a vegetação rasteira predominante nos campos no topo da serra, a fauna é favorecidamente observada, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.
A Serra da Canastra é também um divisor de duas bacias hidrográficas, a do Rio Paraná e do Rio São Francisco. Na parte mais alta do parque, região conhecida como Chapadão da Zagaia, filetes de água dão origem o maior rio genuinamente brasileiro, o Rio São Francisco. Percorridos 14 km de sua nascente, o “Velho Chico” forma a sua primeira cachoeira, a Casca D’Anta, com uma queda de quase 200 metros de altura é uma das mais altas do país.

Bem ficaríamos muito tempo falando sobre esta beleza, faça o seguinte, organize seu grupo e venha passear.

Como Chegar


Distancias até Capitólio:

- Belo Horizonte MG.....290 km
- Rio de Janeiro RJ........620 km
- São Paulo SP.............475 km








Nenhum comentário :

Postar um comentário