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terça-feira, 14 de maio de 2013

Faixa de retenção para Motocicletas


Prefeitura de SP testa área que separa motos e bicicletas dos carros em semáforos.
 

Com o objetivo de trazer mais segurança para motociclistas, ciclistas e também motoristas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo inaugurou uma faixa de retenção em alguns semáforos especialmente para motos e bicicletas. Um dos locais escolhidos para os primeiros testes e foi a esquina da Avenida Rebouças, sentido centro, com a Rua Estados Unidos, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. O objetivo desta iniciativa é criar uma área exclusiva para a permanência de ciclistas e motociclistas à frente dos carros, mas antes da faixa de pedestres, quando estiverem aguardando o semáforo abrir.

Essa “linha de frente”, constituída pelas máquinas mais frágeis, diminuirá a “zona de conflito” entre carros e motos na abertura do semáforo, já que os veículos de duas rodas arrancarão 2,5 m a 3 m antes dos automóveis. Para se ter uma ideia, de acordo com os números da CET, em São Paulo os pedestres, ciclistas e motociclistas são as vítimas mais vulneráveis no trânsito. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida em ocorrências nas ruas da cidades, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

A faixa de retenção já foi adotada em uma cidade litorânea do estado paulista, em São Vicente, e é utilizada em outros países há alguns anos, como a Espanha, por exemplo. Segundo dados da autoridade de trânsito de Barcelona, a sinalização diminuiu em cerca de 90% os acidentes com motos nos cruzamentos da cidade.
Além de melhorar a segurança dos motociclistas e ciclistas por aumentar sua visualização à frente dos carros, a medida traz maior conforto também para os automóveis. Não haverá mais aquela aglomeração de motos ao lado dos carros. A largada do semáforo também será mais segura. Com as motocicletas saindo na frente, os motoristas terão mais espaço para fazer mudanças de faixa e não precisarão disputar espaço com as motos e vice-versa. A CET espera que com a nova faixa de retenção especial, motociclistas e ciclistas passem a respeitar mais a faixa de pedestres e a nova sinalização horizontal.
Texto e fotos: Infomoto

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