Foi pela Estrada dos Tropeiros, SP 068, que D. Pedro I passou na viagem que fez entre Rio e São Paulo, no ano de 1822 e que culminou no Grito da Independência. Na época ela era chamada Caminho Novo da Piedade e era uma das estradas reais.
A Estrada dos Tropeiros começa na Via Dutra, na altura de Silveiras e segue até Bananal, perfazendo o antigo Caminho Novo da Piedade, que foi construído entre os anos de 1725 e 1778 e ligava a Freguesia da Piedade, atual Lorena, à Fazenda Santa Cruz, dos jesuítas, no Rio de Janeiro. Foi planejada e executada utilizando-se as trilhas dos índios, e a sua função seria a de transportar o quinto do ouro extraídos das minas para a coroa, bem como o estabelecimento de postos de fiscalização. Destinava-se ao ciclo do ouro, mas foi de grande utilidade durante o ciclo do café, alguns anos mais tarde.
A partir de sua inauguração as terras as suas margens foram distribuídas em sesmarias, para que ocupadas, passassem a produzir alimentos e a manter o caminho. Essa ocupação atingiu o ápice durante o ciclo do café, que se estendeu até 1890. A Fazenda da Barra foi construída em uma dessas sesmarias.
Foi pela Estrada dos Tropeiros que D. Pedro I passou na viagem, no ano de 1822, quando o Brasil conquistou sua independência. No seu trajeto, entre Silveiras e Bananal, surgiram cidades que hoje conservam sua majestade, nas construções, nas fazendas históricas e atrações naturais.
Outrora em decadência essas cidades revelam hoje, o potencial para o resgate da história e desenvolvimento do turismo histórico, cultural, ecológico, de aventura e para o lazer de modo geral. As seis cidades, Silveiras, Areias, Queluz, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal estão situadas estrategicamente, em média, a quatro léguas (24km). Formam, juntamente com Cunha, o que hoje se denomina Circuito Turístico Vale Histórico, denominação que visa fixar a região como destino turístico.
A Estrada dos Tropeiros corta o Vale Histórico ligando as várias cidades, suas riquezas e atrações turísticas.
Principais pontos turísticos às margens da Estrada dos Tropeiros
1) Santuário Nacional da Santa Cabeça - em Silveiras .
2) Entre no Paraíso Atelier e Café - próximo ao pórtico de entrada de Silveiras.
3) Restaurante do Ocílio - comida tropeira em Silveiras.
2) Entre no Paraíso Atelier e Café - próximo ao pórtico de entrada de Silveiras.
3) Restaurante do Ocílio - comida tropeira em Silveiras.
4) Casa da Cultura de Areias.
5) Mirante do Morro Frio - na divisa entre Areias e São José do Barreiro.
6) Fazenda Pau D'alho - a 4 km de São José do Barreiro na direção de Areias.
7) Cidade de São José do Barreiro.
8) Fazenda da Barra - a 6 km da estrada em Formoso.
9) Hotel Fazenda Clube dos 200 - em Formoso.
10) Fazenda dos Coqueiros - a 5 km de Bananal em direção a Arapeí.
11) Cidade de Bananal.
12) Fazenda Loanda - 6 km além de Bananal.
Mais informações acesse: Roteiros Caminhos da Corte
Nenhum comentário :
Postar um comentário