Quem tem carro de luxo já se acostumou ao requinte e conforto de equipamentos como câmbio automático, faróis direcionais e de xenônio, cruise control, controle automático do volume do som, entrada para iPod/iPhone, tomada de 12V, etc. O que muitos motociclistas ficarão surpresos de saber, é que esses sistemas também estão disponíveis em diversas motos.
Um dos maiores desafios para o motociclista nesta época, é encarar o frio sobre duas rodas. Até mesmo atletas bem preparados sofrem com a hipotermia, quando expostos à baixas temperaturas. Para auxiliar o piloto, muitas motos já vêm equipadas com aquecedores nas manoplas e até nos bancos. No verão esses equipamentos podem parecer inúteis, mas experimente viajar para as serras gaúcha e catarinense durante o inverno. Certamente seu acompanhante gostará da ideia de poder regular o aquecimento de seu banco de forma independente.
Confira alguns modelos que oferecem itens e acessórios extras para trazer mais conforto e segurança:
- Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide CVO, a mais requintada da marca, tem controles individuais da temperatura dos assentos. E o piloto ainda tem aquecedor de manoplas e piloto automático -- tudo por R$ 105 mil.
- BMW K 1600 GTL oferece esses recursos e ainda acrescenta um sistema de som com entrada para MP3 e iPod. Um acessório permite a conversa entre os dois ocupantes da motocicleta pelo sistema Bluetooth, totalmente sem fios. Faróis de xenônio e direcionais são outros destaques dessa moto de luxo, avaliada em R$ 108,5 mil.
- Honda VFR 1200F tem câmbio automático. Sem pedal ou manete de embreagem, essa sport-touring avaliada em R$ 70 mil deixa o piloto livre de preocupações: se a moto vai morrer ou não nas saídas de farol; o cansaço de acionar a embreagem nos congestionamentos; e até mesmo as constantes trocas de marchas em uma longa viagem.
- Maxiscooter Suzuki Burgman 650 (que pertence a outra categoria de veículos de duas rodas) também oferece câmbio automático, inclusive a troca de marchas manuais -- e esse imenso "sofá sobre rodas" traz outros comandos dignos dos carros de luxo, como o controle elétrico para recolher os retrovisores e para subir e descer o para-brisa.
- Maxiscooter Suzuki Burgman 650 (que pertence a outra categoria de veículos de duas rodas) também oferece câmbio automático, inclusive a troca de marchas manuais -- e esse imenso "sofá sobre rodas" traz outros comandos dignos dos carros de luxo, como o controle elétrico para recolher os retrovisores e para subir e descer o para-brisa.
- BMW F 800 GS, de R$ 43 mil, apresenta controle de tração, com sistema de segurança ativa. O piloto pode acelerar sem preocupação em piso de qualquer condição. Os sensores enviam informações à central eletrônica que gerencia a rotação da roda traseira. Tudo para não perder o controle da moto e garantir uma pilotagem mais segura.
- Honda CB 300R (cerca de R$ 13.700). Sistema de freios ABS. Apesar da "popularização", o público ainda não entendeu a importância do ABS, que aliás será obrigatório nas motos acima de 125 cc na Europa a partir de 2016.
- Honda Gold Wing (R$ 92 mil). O modelo vem equipado com tudo que um motociclista pode sonhar em termos de conforto, mas o airbag realmente destaca essa moto das demais. De quebra, ela ainda oferece uma marcha à ré, para facilitar as manobras. Não é muita mordomia? O modelo também oferece diversos luxos, entre eles o sistema de som que aumenta o volume de acordo com a velocidade da moto e o cruise control (também conhecido como piloto automático).
Com informações do site UOL - Motos
© 2011 Moto Grupo Tiozinhos do Asfalto. Todos os direitos reservados
Nenhum comentário :
Postar um comentário