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sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pilotar moto à noite exige atenção redobrada e alguns cuidados

Pilotar moto à noite exige atenção redobrada e alguns cuidados
Andar de moto à noite é sempre um desafio, pois a luminosidade fica bastante reduzida. Momento do motociclista ficar atento e redobrar os cuidados, já que a visão fica prejudicada e pode ocorrer ofuscamento. Por isso é importante agir com segurança e evitar alguns riscos, como a redução na noção de profundidade e alteração na percepção dos espaços e movimentos. Além disso, os olhos deixam de perceber algumas cores com tanta nitidez, sendo o vermelho a primeira tonalidade a ser limitada – justamente a cor que sinaliza veículos à sua frente assim como os momentos de freadas. 

Evite o ofuscamento: o farol dos carros que vêm na direção oposta – principalmente se estiver alto – pode provocar uma cegueira momentânea. Como uma reação imediata, os olhos tendem a se fechar quase que completamente, o que ajuda a minimizar ofuscamento. Mas você também pode ajudar a suavizar este efeito com uma medida simples: basta evitar olhar diretamente para a luz que se aproxima. 

Atitudes seguras: além de reduzir a velocidade de sua motocicleta, procure vestir peças claras e materiais com áreas que refletem luz. Mantenha o visor do capacete limpo e sem riscos, para não prejudicar ainda mais a sua visão. Use adesivos reflexivos tanto na moto quanto no capacete e até na roupa. Hoje a maioria dos casacos, calças e até botas de motociclistas já tem esse material. As novas placas também são reflexivas e contribuem pra aumentar nossa percepção aos outros motoristas. 

Nada é tão ruim que não possa piorar! Se pegar neblina à noite vença a tentação de usar o farol alto porque só vai piorar. Os motociclistas tem melhor visibilidade do que os motoristas porque não ficam com o para-brisa molhado nem embaçado (se o seu capacete tiver viseira nova e limpa). E jamais ligue o pisca-alerta, muito menos pare no acostamento. 

Reduza a velocidade! Se naquela estrada, durante o dia, o limite é 100 km/h baixe para 90 km/h. Se o limite for 120, baixe para 100. Reduza em média 10 a 15% a velocidade porque não parece, mas 10 ou 20 km/h a menos pode ser a diferença entre conseguir desviar ou pegar um buraco. Muita atenção para quem viaja em estradas vicinais. À noite todos os gatos, jegues, cavalos, bovinos e a fauna silvestre são pardos e ariscos. Alguns animais ficam imóveis com a luz do farol e é mais fácil desviar. Outros simplesmente correm para qualquer lado e vira uma loteria acertar o lado certo! 

Nas motos esportivas e algumas big-trails é preciso ficar esperto nas manobras em baixa velocidade. O farol é fixado na carenagem e não vira com o guidão. Por isso muita calma na hora de virar uma esquina escura! Falando em farol, sempre mantenha sempre regulado. Algumas motos contam com uma regulagem rápida, sem necessidade de ferramenta, para o caso de levar garupa e mais carga o farol pode ser alterado rapidamente. Mas para quem costuma viajar frequentemente com garupa é interessante regular o farol com o passageiro extra. As lentes dos faróis são assimétricas de forma a espalhar a luz mais para a direita e evitar o ofuscamento de quem vem no sentido contrário. Não tente “corrigir” isso.

Fonte: Blog Michelin/ Revista Web Motors

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