A BR 495, ou estrada das Hortências, é considerada uma das mais belas rodovias do Brasil e liga Teresópolis a Petrópolis, chegando também a outras localidades, como o lugarejo Sana, na Serra de Macaé. São cerca de 37km, por uma das estradas mais antigas de concreto do país, com pista estreita, administrada pelo DNIT, que exige cuidado do motorista, mas que oferece paisagens únicas, algumas que parecem lunares.
Há poucos mirantes e locais seguros para estacionar, não há acostamento. Mas o baixo número de veículos circulando permite trafegar em baixa velocidade, apreciando a paisagem. Em alguns pontos, árvores de lindas formas e cores estão á beira dos precipícios naturais, desafiando a natureza. Anteriormente era conhecida como a Estrada das Hortênsias, pois havia muitas plantadas à beira da pista. Atualmente são raras.
Em certos dias, o motorista pode atravessar as nuvens ou até viajar cercado delas, como se o céu fosse ali. Por esta estrada é melhor sempre circular de dia, pois não há nenhum tipo de assistência e são raros os motociclistas que a utilizam à noite. Com exceção de algumas propriedades praticamente não há pessoas residindo na região. Apesar de ser um trecho curto a viagem leva quase uma hora, devido às curvas, aclives e declives. O piso de concreto está em boas condições, com alguns buracos, mas nada grave.
No trajeto é possível conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, mas requer tempo e disposição. O Parque possui uma área de 11 mil hectares (aproximadamente a área de Cuba) e oferece inúmeras atrações aos visitantes: trilhas para trekking, cachoeiras, rochas para escalada e lindas vistas nos campos de altitude. A tradicional travessia que sai de Petrópolis e leva a Teresópolis (ou vice-versa) é a melhor maneira de se conhecer o Parque. São 43 Km de aventura e encantamento, percorridos normalmente em três ou quatro dias. Para entrar no Parque é preciso pagar uma taxa.Itaipava, destino final da estrada é o distrito mais badalado de Petrópolis, com condomínios de luxo, sofisticadas pousadas, vida noturna agitada e restaurantes de primeira. Naturalmente que a visita a Petrópolis é obrigatória e encantadora. O Palácio que recebia D.Pedro I e a família transformou-se em um dos museus mais bonitos e ricos do país. Através de suas salas é possível entender melhor a época imperial. Nas casas suntuosas nas avenidas vizinhas ao palácio é possível conhecer o requinte da arquitetura de uma época de fausto e bom gosto.
Ficou a fim de conhecer esse roteiro? Confira AQUI uma lista de hotéis e pousadas em Petrópolis.
Foto: Iran Macedo/ Reprodução Youtube
Fonte: Estradas do Brasil/ Web Venture
Nenhum comentário :
Postar um comentário