Está em tramitação no Senado Federal um projeto de lei, 195/2012, que torna obrigatório o uso de freios ABS em todas as motocicletas do Brasil.
Na verdade o projeto quer obrigar as montadoras a fabricar motocicletas com freios ABS, as motos que já estão no mercado ou sendo utilizadas não precisarão se adaptar a essa norma.
O projeto, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) já foi aprovado no dia 12 de setembro na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. O PL tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito e diminuir os altos números de acidentes.
O freio ABS- Anti-lock Braking System é um sistema de frenagem antitravamento, que proporciona maior segurança ao motociclista, ele impede a falta de aderência devido ao bloqueio da roda na hora da freada, impedindo assim o desequilíbrio da moto.
Esse projeto pretende alterar a Resolução nº 380, de 28 de abril de 2011 e o CTB-Código de Trânsito Brasileiro, do CONTRAN-Conselho Nacional de Trânsito, que determina a obrigatoriedade do ABS em todos os veículos nacionais e importados, mas as motos haviam ficado de fora dessa resolução.
Na União Europeia o sistema ABS é obrigatório desde 2004.
A BMW foi a pioneira na adoção do ABS e utiliza esse mecanismo desde 1988 em suas motos. Antes era um equipamento opcional agora já é item de série para toda a linha.
A medida segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, para ser votada em caráter terminativo. Se aprovado, o prazo de adaptação é dezembro de 2014.
A diferença entre o preço de uma moto com ABS e uma sem, vária entre R$ 2.500 à R$ 4.000 no preço final.
Com certeza essa medida vai contribuir para salvar vidas. Entretanto um dos motivos que impedem a popularização desse aparato é o seu alto custo.
A pergunta que fica no ar é, será que o acessório não vai aumentar os custos das motos?
O Governo Federal irá subsidiar esse custeio, tornando assim o ABS mais democrático?
E você o que acha dessa lei?
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