Quando o assunto é manutenção de motos injetadas, já começa a afetar a vida dos proprietários, donos de Oficinas e mecânicos.
A manutenção é um procedimento praticado em motos carburadas normalmente, mas para motos injetadas algumas coisas mudam. Primeiro a boa notícia para os proprietários, os intervalos de manutenção são mais longos, a regulagem se mantém indefinidamente desde que o sistema esteja todo em ordem. Não existe regulagem, não existe ajuste de combustível e ponto de ignição como nas carburadas.
Mas quando os problemas começam a aparecer aí tudo muda.....
Com muitos sensores, atuadores e fios que compõem o Sistema de Injeção, eles também se traduzem em mais fontes de defeitos. O uso de ferramentas especiais encarece o serviço de diagnóstico tanto para o proprietário quanto para o dono de Oficina que tem que investir alto em equipamentos.
Mas a coisa mais importante é o conhecimento técnico dos mecânicos. Por melhor que ele seja, com experiência de anos, ainda assim terá que se especializar profissionalmente para entender o Sistema e operar os equipamentos especiais. Quando o mecânico não tem conhecimento especializado não consegue diagnosticar alguns problemas ou troca muitas peças caras sem necessidade, na base da tentativa e erro.
Como ainda existem poucas motos injetadas Off- Road, a maioria hoje é de motos esportivas, os mecânicos e donos de oficinas estão descansados, nem aí, deixando pra mais tarde.
Só que o ideal seria que já estivessem se preparando, pois quando estas motos começarem a aparecer, já estarão atrasados e aí começaram a correr atrás do prejuízo com serviço dentro da oficina. Quem corre atrás perde e quem corre na frente, ganha! Leva-se um bom tempo pra aprender na prática, mesmo depois de um treinamento completo.
A Manutenção Padrão, ou seja, uma moto que faz uma revisão preventiva sem ter defeito aparente, segue um procedimento de verificações, ajustes, limpezas e trocas normais, como nas motos carburadas.
O que é específico de Injeção
- Consulte a Memória de Defeitos.
- Havendo Código gravado faça o teste específico.
- Confira voltagem da Bateria – Antes, durante a após a Partida.
- Verifique e limpe os pontos de Aterramento do Chicote.
- Meça a Resistência da Bobina e Cabos.
- Verifique Pressão de Bomba - todos os testes.
- Descarbonize os TBI’s, IAC, Cânister e VAS.
- Limpe contatos dos Conectores dos Sensores, Atuadores e ECU.
- Verifique Sinal de Referência de Sensores Básicos - TPS, CTS, IAT, MAP, etc.
- Limpe o CTS com Bombril.
- Meça o Tempo de Injeção / Tempo de Ignição.
- Limpe e Analise na Máquina, os Bicos Injetores.
- Ajuste posição do TPS.
- Ajuste o CO (Monóxido de Carbono) – Quando permitido no TBI ou no ECU.
- Limpe a Memória de Falhas.
- Limpe a Memória Auto-Adaptativa
- Reajuste a Pressão Atmosférica
- Gravar primeira média de memória.
Pra quem não conhece de Injeção Eletrônica acha que muita coisa descrita acima deve ser em Chinês.......
Não... É conhecimento técnico que todo mecânico deverá ter.
Fazendo o diagnóstico de defeitos
Nem tudo é terror na Injeção, muito pelo contrário. Com o conhecimento adequado, equipamentos corretos o mecânico vai se achar no Céu. A vida dele se torna mais fácil em 99% dos casos de diagnóstico, é que existem os 1% de "pepinos carossudos", que tiram o sono até de técnicos mais preparados e experientes. Quando o computador da sua casa dá aquela “pirada na batatinha” do nada, te deixa doido, a mesma coisa também pode acontecer no PCzinho ECU.
Muitos mecânicos também vão “travar” diante de uma moto com injeção falhando! Eles esquecem que podem olhar o básico do motor, tipo velas, cabos, filtros, mangueiras furadas, etc que são na maioria das vezes, as falhas mais comuns.
Mas o lado bom é que existe Auto-Diagnóstico, Modo de Emergência, etc em alguns sistemas de Injeção.
A Auto-Diagnose é a capacidade que o ECU tem de gravar seus defeitos eletrônicos numa Memória de Falhas que podem ser consultadas pelo Mecânico para agilizar o diagnóstico Após o defeito ter sido sanado, deve-se limpar a Memória e provocar o código novamente para conferência. . Essa Memória apaga-se normalmente desligando a Bateria, descarregando Capacitores ou com um Scanner (Rastreador) para diagnóstico eletrônico.
Para consultar esta Memória de Falhas pode ser feito de 3 maneiras:
- Os Códigos (Numéricos ou piscadas) aparecem imediatamente com ocorrência de defeitos
- Ou acessando o Modo Diagnóstico do ECU
- Ou usando um Scanner (Rastreador eletrônico)
Como é acessado o Diagnóstico depende do ECU adotado na moto. Várias Motos dão condições de checar seus Códigos gravados na Memória de Falhas sem o uso de Scanner. O que possibilita isso é o Painel Digital que permite visualização destes Códigos com clareza de um Equipamento. Chegam até fazer testes de Atuadores (bicos, Bobinas, Válvulas, Motor de Passo, etc). Uma Tabela com os Códigos é fornecida para a consulta.
Outras Motos podem fazer um Código de Piscadas através da Luz de Anomalias de Injeção com procedimentos semelhantes. Uma Tabela que é fornecida, mostra a relação entre os Códigos e Numero de Piscadas da Luz de Injeção.
Só que todo Código gravado deve ser conferido com a Sequencia de Testes, pois o ECU pode se enganar com relação a defeitos por causa do esquema elétrico da Injeção. Se existir um defeito indicado em algum Sensor ou Atuador, necessita da confirmação com testes eletrônicos específicos.
O QUE PRECISAMOS
1) - E Conhecimento Técnico, treinamento, atualização... Fundamental.
2) - Um Multímetro Automotivo
3) - Um Manômetro e Conexões.
4) - Caneta de Polaridade
Com isso o mecânico consegue diagnosticar, testar e conferir 90% do Sistema.
Quem acha que vai comprar um Scanner e pronto, “tá tudo resolvido, o aparelho vai fazer tudo por mim”, está totalmente enganado! Você ainda vai ouvir muito a frase “Já passou aparelho varias vezes e não tem defeito, não mostra nada”. Além de o diagnóstico eletrônico poder gravar um Código errado por causa do Esquema Elétrico como comentei, o mecânico tem que conhecer como funciona o sistema, medições, grandezas, etc para observar o funcionamento do motor. Ainda existem os defeitos de origem mecânica mas como as atenções estão voltadas pra a eletrônica, todo mundo passa batido. Neste caso é que não existe equipamento no mundo capaz de detectar este tipo de falha.
- Maquina Análise e Limpeza de Injetores
- Scanner – Mono marca ou Multimarca- Reprogramadores Mistura
- Analisador de Mistura
- Equalizador Digital
- Simulador de Sensores / Injetores
Texto : Powerchip.
Nenhum comentário :
Postar um comentário