Rifaina é um município brasileiro do estado de São Paulo. Estando a uma altitude de 575 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.545 habitantes.
Formado em 1971, o Reservatório de Jaguara inundou parte do município e da cidade de Rifaina, nessa época praticamente toda a cidade foi reconstruída em uma area mais alta. sendo assim, dificilmente você encontra uma edificação na cidade com mais de 50 anos.
O lago artificial formado apresenta um espelho d’água da ordem de 30 km2, com águas de baixa turbidez, que propicia a prática de esportes náuticos, pesca esportiva, mergulho arqueológico e de recreação.
O represamento do Rio Grande impediu o aproveitamento das várzeas, tanto para o cultivo quanto para a extração de argila, matéria prima da indústria cerâmica. Todavia, a formação de um lago propiciou a oportunidade da prática de esportes aquáticos, bem como de alternativas de lazer (praia, casas de veraneio, pesca esportiva etc.).
Além da represa de Jaguara, o Município de Rifaina apresenta um bom potencial turístico em relação aos seus atrativos naturais paisagísticos, que incluem escarpas, morros, serras, matas, cerrados, cachoeiras, grutas etc., os quais, aliados a uma fauna diversificada, propiciam o exercício do chamado turismo ecológico/rural ou ecoturismo. Mas, afora servir como alternativa econômica para geração de renda e empregos, essa atividade turística traz riscos implícitos de degradação do ambiente, que podem prejudicar a sustentabilidade e, em última instância,inviabilizar o próprio uso turístico da atração.
Como chegar:
Exibir mapa ampliado Fonte: Internet
Nenhum comentário :
Postar um comentário