Pesquisar Neste Blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

GUARAREMA, TURÍSTICA E BOA GASTRONOMIA /SP

A cidade de Guararema, na região Metropolitana de São Paulo, possui atrações turísticas e boa gastronomia que chamam a atenção não só dos moradores do Alto Tietê, mas de outras cidades. O município, que fica a 81 quilômetros da capital, está localizado no extremo leste da Grande São Paulo, ao lado da região do Vale do Paraíba, no interior paulista. Por conta das belezas naturais, Guararema vem apostando no turismo como uma nova fonte de recursos para o desenvolvimento socioeconômico, com seus vários atrativos naturais e histórico-culturais. Se destaca pela sua grande produção de orquídeas das mais variadas espécies. Tudo começou quando na década de 1960 algumas famílias japonesas adquiriram propriedades na localidade, hoje conhecida por Colônia Cerejeiras. Eles cultivavam principalmente rosas e por um longo período a cidade de Guararema se destacou por ser produtora desta cultura. Como o ponto forte desta comunidade é a união, várias famílias começaram a cultivar, além das rosas, outros tipos de flores como gérberas e orquídeas, sempre em parceria, para aumentar a quantidade e qualidade de suas produções.

A produção de orquídeas foi ganhando força e espaço à medida que investimentos foram feitos, pois existem espécies que levam até sete anos para a primeira floração e isso significa altos gastos com estufas apropriadas, laboratórios, troca constante de vasos, adubação, controle de temperatura entre outros cuidados para uma produção chegar ao mercado. A paciência e perseverança dos produtores de Guararema fizeram com que hoje ela seja conhecida nacionalmente como A Cidade das Orquídeas.

Conheça alguns pontos turísticos da cidade

Ilha Grande

Como o nome já diz, trata-se de uma ilha do Rio Paraíba do Sul, localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem o local. A ilha também oferece playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins.



Além disso, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.


Horário de Funcionamento
Das 6h às 22h de domingo a domingo
Endereço: Praça Lydia Custódio Dominguez, Centro.

Parque da Pedra Montada
O espaço foi construído ao redor de uma bela sobreposição de pedras - cada uma medindo cerca de 9 metros de comprimento por 2,5m de altura.

O Parque Municipal da Pedra Montada oferece acesso confortável ao turista, fazendo do trajeto até as pedras um agradável passeio.  O parque fica na Estrada Municipal de Guararema, no bairro Lagoa Nova, Km 8.



Recanto do Américo ou Pau D´Alho
Espaço que foi reurbanizado em 2011 e, atualmente, é um dos pontos mais procurados da cidade. A prefeitura o considera como o cartão postal da cidade.
O Recanto do Américo oferece em toda a sua extensão uma área cheia de recursos naturais, que se interligam em uma praça com quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros e lanchonete.


As pontes que interligam a praça às ilhas foram construídas sob especificações de normas canadenses e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul. 


O Recanto conta com ampla e variada concentração de espécies de mata nativa, remanescentes da Mata Atlântica, além dos recursos fluviais e da centenária árvore Pau d'Álho, com 33 metros de altura. 
O espaço está aberto à visitação todos os dias das 9h às 18h. O local possui uma equipe de segurança 24h.

Endereço: Rua Coronel Ramalho, s/n Centro









Igreja Nossa Senhora da Escada 
Conhecida por ter imagem de São Longuinho. 
A igreja possui uma arquitetura tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941.
Em 1982, a Igreja passou por uma reforma definitiva, quando foi construída a praça em frente. Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.
Endereço: Praça Salvador Lemes Cardoso s/n - Freguesia da Escada.


Pontilhão e Ponte de Ferro Central do Brasil
Sua História confunde-se com a própria História da cidade, pois serviu de transporte de pessoas e mercadorias até a sua paralisação na década de 70. A ponte, próxima à estação de trem, é de origem inglesa e sua arquitetura chama a atenção de todos que a vêem. 








Rio Paraíba do Sul
As águas não poluídas do Rio Paraíba do Sul São uns dos atrativo turístico de Guararema, onde se pode pescar peixes como: Piaba, Piabanha, Piau, Curimbatá e outros, passear de barco e jet sky. A preservação não se encontra apenas nas águas, mas ao seu redor, com a presença da Vegetação e de animais silvestres. Com a nascente na serra da Bocaina, na junção do rio Paraitinga e Paraibuna em São Paulo, o rio Paraíba do Sul deságua na cidade de São João da Barra no Estado do Rio de Janeiro e sua extensão é de 1.058 quilômetros. 

Em épocas de chuvas assume aspecto barrento, mas logo volta à sua cor natural: o verde escuro. O Rio também possui várias ilhas, duas delas receberam infra-estrutura, incluindo pontes que as ligam, atraindo muitos visitantes de várias cidades. 
As ilhas São popularmente conhecidas por "Ilhas do rio Paraíba".





Cachoeira do Putim
Localiza-se a 8 km do cento da cidade, na divisa dos Municípios de Guararema e Santa Branca em uma fazenda de plantação de eucaliptos da Cia. Suzano de Papel e Celulose. Para chegar às águas da cachoeira não é nada fácil, porém isto não é um obstáculo para as diversas pessoas que a procuram. São 15 metros de água e com suas pedras formam escorregadores naturais.

Como chegar

Nenhum comentário :

Postar um comentário