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terça-feira, 11 de junho de 2013

Instalação de Break Light em Bauleto

Bauleto utilizado: GOW33

Materiais necessários
1 soquete para lâmpada 5/21W
1 lâmpada 5/21W
3 parafusos philips 30x3mm
4 parafusos philips 10x3mm
17 porcas 3mm
9 arruelas 3mm
3 molas 30x5mm
7 conectores furados 4mm
5 conectores fêmea (de moto)
2 conectores macho (de moto)
borracha macia adesiva (30cm)
fio flexível (2m)
espaguete (isolante e acabamento para conexões elétricas)

Ferramentas

chaves de boca (para retirar/instalar base do bauleto)
chaves de fenda, philips
tesoura
alicate bico fino
furadeira + broca 3mm
ferro de solda

O material mostrado na próxima foto é suficiente para dois bauletos.

Base do bauleto

A ideia da conexão entre o bauleto e a base, é de usar molas para o contato. Desta forma, não há necessidade de plugs, e a conexão se dá com o simples posicionamento do bauleto. O sistema de fixação da base permite utilizar o parafuso 30mm como contato móvel, acionado pela mola. Uma porca é colocada próximo à cabeça da parafuso para o posicionamento da arruela superior, que centraliza o conjunto.

 A outra extremidade possui uma arruela e dois parafusos, assim como um plug para conexão do fio.


Este sistema pode ser regulado, para otimizar a pressão da mola, sem no entanto forçar a parede de plástico. Para isso, giro o parafuso, deixando-o na posição desejada. Após regulado, não se esqueça de dar um contra aperto com os dois parafusos de baixo. Serão utilizados 3 destes, para o terra, 5 e 21W. Este sistema pode ser ampliado para adicionar piscas à lateral do bauleto.


Aumentar o furo do soquete, para poder utilizar os parafusos 10x3mm. Retira-se o refletor do bauleto e posiciona-se o soquete de modo que a lâmpada não toque na lente do bauleto.


Fazer os furos dos dois fios (o terra é o próprio soquete) por dentro, os 2 fios e a fixação/conexão do soquete.


A escolha da posição dos conectores externos, depende do formato do bagageiro. Os mesmos não devem coincidir nem com as barras do bagageiro, nem com as hastes de fixação da base. Escolhidos os 3 furos dos conectores, fura-se o bauleto, utilizando a própria base como guia.


Os três são fixados com a cabeça do parafuso para fora. A mesma será responsável pelo contato com os parafusos/mola da base.


Notem na próxima foto a posição escolhida para os 3 parafusos/mola, com base na geometria do bagageiro. Um deles está pressionado com uma chave de fenda para que notem o efeito da mola. É este efeito que garante o contato em qualquer situação de carga do bauleto.


Os fios que ligam os conectores externos do bauleto à lâmpada, foram torcidos e encapados com fita isolante.

E são conectados aos respectivos fios da lâmpada. 


O mesmo é feito com os fios que ligarão a base aos fios da lanterna da moto.


Façam isto com conectores iguais aos encontrados na moto, para não ter que cortar nada, nem perder a garantia!



Voltando à lampada, recorte o refletor que vem com a lente do bauleto, de forma a fazer um novo refletor para a lâmpada.




Cole a espuma na lente, para isolar a lâmpada.



Feito! Encaixe o bauleto na base, e use seu BREAK LIGHT



Tutorial extraído da Internet.

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