Nessa nova onda de lanternas de LED em carros e motos, me interessei pelo assunto e fui pesquisar por ai quanto custava cada peça dessa. Como era esperado, essas lanternas custam caro e são bem dificeis de achar com alguma aplicação específica, ou seja, lanterna traseira de LED para alguns modelos de motocicletas não existem no mercado, são quase todas universais e aí vem a dúvida, será que encaixa? Será que ilumina bem? Sera que queima rápido? E por aí vai.
É isso para quem quiser fazer a sua própria lanterna gastando pouco.
Exemplo projeto: Virago 535.
- Leia o tutorial até o final antes de sair comprando as peças;
- Observe as imagens e o esquema detalhadamente e perceba que é simples;
- Nenhuma etapa deste projeto altera as características ou partes da moto;
- Junte todas as peças e ferramentas antes de iniciar o projeto;
Agora “mão na massa” e vamos ao projeto. Para pessoas mais familiarizadas com solda e componentes eletrônicos a produção desta lanterna de LED para moto poderá ser concluido em mais ou menos 3 horas e o custo de produção (somente peças, sem custos de ferramentas) fica de R$ 25,00 a R$ 30,00.
Lista de materiais
1 – Placa universal desligada (de fenolite) 10 x 10cm ou maior; 15 – LEDs alto brilho 5mm cristal, vermelho;5 – LEDs alto brilho 5mm cristal, branco;
15 – Resistores 1/3W, 680R;
5 – Resistores 1/3W, 2k2R;
2 – Circuito Integrado 7812;
1 – Lâmpada para lanterna traseira, 2 pólos (será quebrada);
– Fio cabinho flexível 0.32mm, 1m vermelho e 1m preto;
– Papel, lápis, tesoura, alicate de corte, alicate de bico, ferro de solda (ponta fina), estanho (solda), chave philips, lixa fina, pedaço de bombril, pedaço de borracha e presilhas plásticas tamanho médio.
– Papel, lápis, tesoura, alicate de corte, alicate de bico, ferro de solda (ponta fina), estanho (solda), chave philips, lixa fina, pedaço de bombril, pedaço de borracha e presilhas plásticas tamanho médio.
MÃO NA MASSA
Comece desmontando a capa vermelha da lanterna traseira da moto e as lâmpadas.
Com um pedaço de papel, lápis e tesoura faça um molde em forma de tampa para cobrir a lanterna traseira como se fosse para tapar os bocais das lâmpadas.
Não esqueça de encaixar a capa vermelha na lanterna para certificar-se que o molde não encosta na capa pois isso poderá gerar atrito e futuramente estragar a capa original da lanterna. Feito isso, rabisque o molde na placa de fenolite e recorte de acordo com o molde. Veja imagens na ordem:
DICA: a placa de fenolite é semelhante a fibra, por isso ela não dobra, muito menos pode ser cortada com tesoura, então, você pode “cortá-la” da seguinte forma: Faça um risco na placa no tamanho desejado e com a chave de fenda risque a placa até fazer uma fissura funda o suficiente para quebrá-la no tamanho desejado.
Depois, as curvas e recortes especiais para dar a forma do molde podem ser feitos com o alicate de corte, sempre mordendo pequenos pedaços por vez com a ponta do alicate para não rachar a placa, e depois lixe as extremidades da peça para tirar as rebarbas e deixar a peça mais bonita e menos perigosa.
Antes de prosseguir, encaixe a placa de fenolite pronta na lanterna traseira e coloque a capa da lanterna para ver se ficou no tamanho certo sem encostar na capa. Ajustes finalizados, pegue um pedaço de bombril e esfregue na placa no lado do cobre para retirar a gordura e fazer uma solda mais rápida e resistente, e a partir daí, evite encostar na parte de cobre, mas se encostar, não será o fim do mundo. veja imagens:
Comece distribuindo os LEDs vermelhos pela placa de forma uniforme e solde-os na parte traseira da placa de fenolite. Escolhi os LEDs de 5mm pois são os que tem melhor desempenho, já que os de 3mm são mais fracos e os de 10mm tem a mesma potência, porém, a luz se espalha mais pela grande cabeça de cristal, o que gera uma considerável perda de luminosidade.
Depois, dobre os LEDs brancos (que serão a luz da placa) e solde-os na mais abaixo da placa de fenolite para que fiquem virados para a placa da moto quando tudo tiver instalado.
Agora, encaixe os resistores de 680R ao lado de cada LED e solde-os na placa para fixá-los e deixar tudo pronto para a próxima etapa. Para ter o brilho máximo do LED em 12 volts, você pode usar resistores de 470R, mas a vida útil dos LEDs pode ser comprometida. A resistência de 680R permite mais ou menos 96% da luminosidade total do LED, o que serve perfeitamente para o nosso projeto.
Após ter todos os LEDs e os resistores soldados na placa de fenolite, vamos à ligação dos componentes de acordo com o esquema eletrônico apresentado abaixo. Os LEDs serão ligados em paralelo para garantir que o circuito continue funcionando caso algum deles queime. Veja o projeto:
Veja agora as soldas finalizadas na placa de fenolite. Com certeza a imagem abaixo não se parece em nada com o projeto mostrado anteriormente, mas se você tem um pouco de dificuldade nesta etapa, pode baixar o programa “Proteus” que na sua versão free já permite criar circuitos eletrônicos como este, é um programa que vale a pena aprender a mexer.
Estamos chegando na parte final das soldas e agora vamos soldar os “7812″ que são os CIs responsáveis por regular a tensão em 12v para evitar que o circuito queime. Em projetos com grande corrente elétrica eles esquentariam um pouco, ou muito, dependendo da corrente e seria conveniente instala-los fora da placa com um dissipador de calor, mas neste caso, o circuito não irá esquentar, testei por 20 minutos e não ficaram nem mornos os componentes, o que é bom, isso indica vida longa a todos os componentes do projeto.
O esquema de ligação destes CIs está demonstrado no projeto, mas é basicamente assim: A tensão que chega pelo conector da lampada entra na “perninha” da esquerda (pode variar de 10V à 25v) e sai na “perninha” da direita com 12v constantes. A “perninha” do meio é o aterramento e deve ser ligada no negativo da bateria, ou carcaça da moto. Veja detalhe:
Por fim, pegue a lâmpada 2 pólos e quebre-a retirando todos cacos de vidro de dentro até visualizar os 2 pólos pela parte de dentro do “copo” da lâmpada. Com o ferro de solda, derreta as duas “bundinhas” de estanho que ficam do lado de fora do “copo” da lâmpada e solde os dois fios vermelhos alí, luz de cidade e freio respectivamente (para identificar qual pólo é do que, você precisará fazer testes). Soldados os fios vermelhos, solde o fio preto que vem do circuito na carcaça do “copo” da lâmpada para aterrar o nosso circuito.
Feito tudo isso, plugue nosso conector feito de “copo” de lâmpada na moto e teste o circuito. Observe que liguei as lâmpadas de modo que fique uma fila de LEDs acesos em cima e uma fila acesa em baixo (iluminando a placa) na luz de cidade, e apertando o freio as duas fileiras centrais se ascendem.
Finalizada, testada e talvez corrigidas as falhas, vamos para a fixação. Esta etapa é bem simples, vamos utilizar as borrachas nas duas “meia-lua” da placa de fenolite antes de encaixar na lanterna. Estas borrachas irão reduzir bastante a vibração no circuito evitando que apareçam problemas com solda quebrada futuramente, e depois usamos as duas presilhas para fixar a placa no seu devido local, empurrando a placa para o fundo da lanterna até chegar no limite, sem começar a inclinar.
E terminamos nossa lanterna de LEDs para Virago 535, o projeto ficou bonito estéticamente e bem fixado e colocando a capa vermelha qualquer defeitinho desaparece. Talvez os LEDs brancos que estão mirados na placa da moto tenham seus “raios de luz” um pouco tortos, causando uma iluminação estéticamente feia, para isso basta retirar a capa vermelha e dobrar (mexer) levemente os LED virados para a placa para que emitam feixes de luz retos e formem uma boa iluminação na placa. Veja o antes e depois da lanterna:
e sua potência de iluminação quando direcionada para a parede à 5 metros dela:
E é isso aí, terminamos o projeto da lanterna de LED para a Virago 535, anexo as imagens finais para apreciarem.
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